Exercícios – Colocação Pronominal

21 09 2009

Meus amores!

Façam estes exercícios como treino para a prova! E estudem MUITO!!

 

1. Identifique e classifique os pronomes pessoais em retos ou oblíquos, dizendo a que pessoa do discurso se refere.

a. Já estávamos cansados de trabalhar; eles ainda não estavam.

b. Os netos ameigam-lhe a face, mas ele permanece impassível.

c. Nunca o magoarei, a menos que o senhor me magoe.

d. Vossa Excelência irá conosco ou com Sua Majestade?

e. Não lhes pagaremos antes que nos peçam desculpas.

 

2. Transcreva as frases, completando-as com pronome pessoal adequado.

a. Jussara não ____ ama, mas ele ____ ama.

b. Terezinha não ____ entende, mas eu ____ entendo.

c. Isabel não ____ cumprimentou, mas eles ____ cumprimentaram.

d. Os árabes brigam entre ____ mesmos. Que haverá entre ____?

e. ____ sempre ____ levanto cedo: ____ nunca ____ deitamos tarde.

 

3. Transcreva as frases, substituindo o que está em destaque por pronomes pessoais>

a. Se eu der minha palavra a vocês, saberei cumprir ela até o fim.

b. O ladrão pulou o muro, os policiais perseguiram o ladrão e prenderam o ladrão.

c. Tiramos uma xérox do documento, trouxémos a xérox e pusemos a xérox em cima da mesa do chefe.

d. Ela traz a alface e põe a alface na geladeira; as crianças vêm e tiram a alface da geladeira.

e. Como a filha deles chegou tarde, castigaram a filha.

 

4. Complete com EU ou MIM, conforme convier:

a. Trouxeram um presente para _____, mas não era pra ___ abrir.

b. Meus filhos não dorme sem ____, não dorme sem ____ estar ao lado deles.

c. Lá em casa, deixam tudo pra ____ fazer, mas nunca dá pra ____ fazer tudo sozinho.

 

Corrigiremos na quarta-feira, ok? Abraço, da prof!

Ações

Informação

Uma resposta

24 09 2009
paulo eduardo

Vlw prof pelos exercícios estão otimos…..
Brigadão!!!

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

